quarta-feira, 3 de junho de 2009

TELEPISTEMOLOGIA: Conhecimento e aprendizagem na nova mídia

O texto traz uma discussão em torno de novas preocupações no campo do conhecimento e da aprendizagem ocasionadas pela nova mídia, principalmente pela combinação da internet e televisão.
Realiza também um estudo da relação entre inteligência e complexidade, da telepistemologia (problemas do conhecimento à distância) e da dialética digital (ambivalências do mundo virtual).
O autor expressa a relação virtual x real da seguinte forma:

"Penso que a distância parece ser referência fundamental, mas, dentro da típica ambiguidade desses fenômenos, o mais marcante é que se trata de um modo de presença. O virtual é distante, no sentido de que não está fisicamente presente, mas nem por isso é ausente. Ao contrário, é presença, por vezes até mais marcante, como mostra o mundo eletrônico e eletrizante da internet." (p. 59)

A internet pode oferecer uma reconstrução razoavelmente confiável, assim como a ciência, não podendo ser considerada menos real que o físico, mas sim tratada como um outro nível de realidade.

Nossa realidade não é construída apenas por experiências com o meio físico, palpável. Nos constituimos muito além disso. Temos a possibilidade de querer não somente o concreto, mas também o que projetamos querer e ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário