quarta-feira, 3 de junho de 2009

O que é Web Conference e como ela pode ser utilizada pedagogicamente?


A Webconferência é uma tecnologia recente, a qual surgiu da possibilidade de utilização dos microcomputadores como um equipamento de Videoconferência.
Com as várias mudanças agregadas, principalmente na disseminação da banda-larga em escala mundial (inclusive no Brasil) e o desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares, linguagens e frameworks (Linux, PHP e Flash, por exemplo), culminou no ambiente de desenvolvimento ideal para novas aplicações, entre elas, a Webconferência.
Não podemos esquecer também, um outro elemento de fundamental importância para a realização da Webconferência: a câmera, ou mais especificamente a webcam, que hoje custando algumas poucas dezenas de dólares é quem possibilita captar as imagens e repassá-las para a outra ponta.
Principalmente foi a Internet que possibilitou a realização de Videoconferências antes restritas a somente grandes complexos de empresas e de multinacionais, e na interligação de Universidades e Centros de Pesquisa.
Atualmente, temos uma grande quantidade de possibilidade de recursos para a utilização da Webconferência, seja no ambiente corporativo ou mesmo no ambiente doméstico.
Há opções gratuitas oferecidas pelos principais fabricantes de software, portais, provedores de soluções de vídeo, de voip, entre algumas dezenas de outras possibilidades - para os principais sistemas operacionais, seja Mac, Windows e Linux.

Uma condição ainda básica é que não há uma padronização de protocolos de vídeo para que um determinado sistema X (por exemplo MSN) possa se comunicar com um sistema Y (por exemplo ICQ). Somente sistemas semelhantes se comunicam, pelo menos por enquanto…
Nas opções corporativas para uso aberto (pois existem pacotes específicos para redes locais), também já existe uma boa variedade de serviços. Como citado acima, estes serviços corporativos também funcionam no mesmo esquema: as pessoas que usarão o serviço terão de estar no mesmo sistema, pois ainda não há interoperabilidade (conectividade) entre fabricantes diferentes.
No cenário corporativo, temos produtos de melhor qualidade e com uma quantidade grande de recursos além da “videoconferência” em si. Por exemplo, há a possibilidade de uma reunião de negócios ou mesmo um treinamento com os recursos de áudio e video, somados de apresentações no estilo Power-Point e mesmo quadros brancos onde as pessoas “escrevem e desenham”. Em alguns destes serviços há também os chamados “moderadores de reunião”, evitando que várias pessoas se expressem ao mesmo tempo.
Além disso, estes sistemas corporativos permitem uma maior quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo em uma reunião, por exemplo. Em sistemas gratuitos ou mesmo pagos para o grande público, há uma limitação que geralmente não chega a 10
usuários simultâneos.

Esse recurso pode ser utilizado principalmente na área da educação à distância, formação continuada dos educadores e socialização de informações com profissionais de vários locais, entre outros.

site: http://www.medialess.com.br/?p=84

Nenhum comentário:

Postar um comentário