quarta-feira, 17 de junho de 2009

Conceitos de Educação Aberta

EDUCAÇÃO ABERTA: Educação aberta é a que proporciona atividades sem restrições e/ou se dá liberdade ao participante para definir os conteúdos da sua aprendizagem e o inicio e final da sua aprendizagem, podendo esta acontecer em educação presencial ou em educação à distancia. É um processo aberto de aprendizagem, sem imposições ou regras por parte de quem ensina.

site:
http://br.geocities.com/dalcileneborges/Webfolio/glos_ead.htm

Aprendizagem aberta: Um conceito de educação que tem as características de abertura; abertura a diversas clientelas sem restrições; abertura a variações individuais em termos de critérios de aprovação; abertura a variações individuais em termos de métodos ou meios de ensino-aprendizagem. Para permitir tanta abertura e flexibilidade, os sistemas de aprendizagem aberta geralmente utilizam materiais auto-didáticos e sistemas de EAD

site:
http://www.escolanet.com.br/dicionario/dicionario_o.html

Educação Aberta vs Educação a Distância
O termo "educação aberta" popularizou-se quando, em 1960 a University of Air se passou a designar por Open University. Tanto Moore como Rumble (1982) argumentam que as universidades abertas deveriam ser chamadas de universidades de ensino a distância, mas, o prestígio da Open University foi mais forte e condicionou outras instituições a adoptarem a mesma designação.

Mckenzie define "open learning" como um conceito ambíguo, que poderá gerar interpretações diversas. Esta associação de palavras tem um carácter emocional muito forte. De facto, os educadores sempre desejaram considerar-se "abertos", pois o processo de ensino-aprendizagem deverá ser centrado no aluno, e não no professor. O "open learning" pode ser aplicado num contexto de ensino face-to-face, ou em contexto a distância.

Efectivamente, existem muitas universidades a distância que possuem estruturas muito rígidas, inflexíveis e revelam-se demasiado lentas quando necessitam de responder a determinadas necessidades educativas. Produzem materiais que não deixam espaço ao desenvolvimento do sentido crítico e autónomo do aluno. É, por tal, importante compreender que "open learning" e "distance education" não são conceitos sinónimos. O ensino deverá ser flexível, a ponto do aprendente adquirir os saberes que quer, quando e como deseja .

O Flexible learning é, segundo Van den Brande, um conceito menos ambíguo, mais esclarecedor, indo melhor ao encontro do que realmente é aprender a distância. Deverá ainda perceber-se que, a educação a distância não é, exclusivamente, vocacionada para adultos. Ela é também aplicável a crianças e adolescentes.Neste contexto de educação a distância, torna-se também importante perceber até que ponto ela se coaduna com a tecnologia educacional.

De facto, na educação a distância, a tecnologia é uma substituta do professor. Só através de dispositivos informáticos poderemos validar o processo de ensino - aprendizagem; já a tecnologia educacional é apenas um suplemento para o professor. Aqui continua-se a recorrer à comunicação face-to-face, pois ela assume a interacção como base da interpretação da tecnologia.

Em suma, muito se tem dito sobre o que é realmente ensinar e aprender a distância e muitas são as ambíguidades que derivam desta forma de ensino-aprendizagem. No entanto, é fundamental perceber que, ensinar e aprender são processos que têm que estar vocacionados para os interesses e motivações do sujeito aprendente, dando-lhe a autonomia e sentido crítico suficientes para que este aprenda à medida dos seus interesses e das suas necessidades.

Bibliografia:

KEEGAN, Desmond, Foundations of Distance Education, third edition, 1996

site:
http://por-mares-nunca-dantes-navegados.blogspot.com/2007/02/educao-aberta-no-tradicional-e-distncia_03.html
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O Conceito de Educação Aberta fala principalemte da flexibilidade que o aluno possui em decidir o que aprender e quando aprender. O aluno decide prosseguir à medida em que o mesmo 'sente' que aprendeu, sem precisar ser forçado no 'ritmo do grupo' ou a cumprir o currículo no prazo estipulado. Dessa forma, a educação torna-se flexível, aberta à individualidade, mas sempre preservando a interação que há na Educação à distância.
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